JLS ou JFL

Obras de José Lima dos Santos são atribuídas a José Ferreira Lima

A reconhecida temática das obras do baiano José Lima dos Santos é inconfundível, tanto quanto a sua assinatura que, para além das telas pintadas a óleo, também pode ser encontrada nos tetos e paredes de seis Igrejas pelo País. Mesmo com essas singularidades, foram identificados artigos em livros e sites que atribuem erroneamente a autoria das obras do artista plástico baiano ao gravador e professor recifense. Reafirmando a restauração da marca J.Lima, a reparação pública deste erro também é um dos propósitos do Acervo Afetivo Virtual.

José Lima dos Santos é confundido com José Ferreira Lima, provavelmente, porque ambos se apresentavam artisticamente como “José Lima”. Porém, outras coincidências favoreceram o equívoco na atribuição da autoria das obras, quais sejam, eram artistas plásticos, foram contemporâneos na residência em Recife e no Rio de Janeiro e, com os seus trabalhos, ganharam notoriedade participando de eventos nacionais.

Mas as coincidências param por aí!

 

José Lima dos Santos (Altamira/Conde/BA, 1922 – Rio de Janeiro/RJ, 1987)

O “Pintor das Igrejas” aprimorou a pintura decorativa com o Mestre Aldo Mezedini e, durante toda a vida, assinou a decoração de seis templos em diversos Estados, sendo marcos de grandiosidade a Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos na Paraíba, e a Igreja de São Januário e Santo Agostinho no Rio de Janeiro. (https://joselima.net.br/igrejas/)
Para a pintura de quadros, estudou belas artes como discípulo do Mestre Presciliano Silva, tendo aperfeiçoado em suas telas as luzes, sombras, perspectivas, contextos e figuras típicas dos ambientes religiosos. Verdadeiros registros históricos, em suas telas destaca-se a espontaneidade artística aliada a uma impecabilidade técnica, especialmente, ao retratar os interiores sacros brasileiros de diversas cidades da Bahia, de Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e, especialmente, de Sergipe, Estado que chamava de “meu lar”. (https://joselima.net.br/pinturas/)

 

José Ferreira Lima (Recife/PE, 1934 – Rio de Janeiro/RJ, 1992)

Gravador e professor. Estudou gravura com Oswaldo Goeldi e Orlando da Silva, no Rio de Janeiro. Em 1959, fez o curso de pintura livre do MAM/RJ, orientado por Ivan Serpa, que o incentivou a dedicar-se à gravura. Aperfeiçoando-se na gravura em metal, com Friedlaender e Edith Behring, nos anos 50, aproximou-se do Grupo Frente e dos concretistas. De 1984 a 1992, lecionou gravura em metal na EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro.

JOSÉ Lima. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8699/jose-lima

 

Por José Pedro de Brito Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *