Principal

Igrejas

Uma pequena amostra da grandiosidade da arte de José Lima que, constante e atemporal, justificam o título do artista como "O Pintor das Igrejas". Fica o convite para a visita pessoal a cada uma delas.
Vitória da Conquista - Bahia

Catedral de Nossa Senhora das Vitórias

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias é também Sé Arquiepiscopal da Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA. A decoração da Igreja foi realizada entre outubro de 1943 e maio de 1944, quando o Pintor contava apenas 21 anos de idade.
Ao olhar para cima, os fiéis se deparam com uma pintura que representa a “Assunção de Maria aos Céus” e outra de “Anjos Adorando a Jesus Eucarístico”.
As fotos e as informações foram obtidas pela Equipe José Lima.

Distrito de Altamira - Conde - Bahia

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

É uma comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim (Conde/BA) pertencente à Diocese de Alagoinhas/BA. Por volta de 1870, coube ao avô do artista, João Antônio Cristino dos Santos, o entalhe do altar juntamente com o Mestre Agostinho. A decoração da igreja aconteceu em 1946.
O Distrito de Altamira é o berço do artista e de sua família. Adicionamos imagens da Festa da Padroeira realizada em 1991 com a presença das suas cinco irmãs.
As fotos foram oferecidas gentilmente por José Raimundo de Souza e Mari Menezes.

Patos - Paraíba

Catedral de Nossa Senhora da Guia

A Catedral de Nossa Senhora da Guia, Paróquia da Forania das Espinharas, é componente das Paróquias da Diocese de Patos/PB. A nova catedral foi construída entre os anos de 1940 e 1942 e a sua decoração ocorreu entre os anos de 1949 e 1951.
As fotos e as informações foram gentilmente cedidas pelo historiador Damião Lucena, que escreveu em seu livro: “Sua arte sacra, que constitui o seu maior patrimônio material, uma demonstração clara da importância peculiar de nossa Cultura, precisava ser decifrada, degustada, conhecida a fundo, bem como o seu artista – José Lima”.

Recife - Pernambuco

Basílica do Sagrado Coração de Jesus

Também conhecida como a Basílica do Colégio Salesiano, a igreja foi erguida no ano de 1916. Recebeu do Vaticano, em 2010, o título de Basílica Menor e, por isso, está diretamente ligada à Roma e ao Papa. O santuário possui um altar-mor de mármore com altares laterais de Nossa Senhora Auxiliadora e São José. A capela-mor foi decorada em 1952.
Todas as imagens foram gentilmente cedidas pela Fotógrafa Lara Albuquerque@lara.fotoarq – especialista em fotos de arquitetura.

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Igreja de São Januário e Santo Agostinho

Paróquia da 4ª Forania do Vicariato Episcopal Urbano, é componente das Paróquias da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O estilo arquitetônico da Igreja é caracterizado pelo “romano clássico-moderno”. Suas paredes e seu teto, uma área de mais de 600 m², tiveram a decoração concluída em 1959. A pintura traz motivos sacros clássicos como a Via Sacra, na Nave Central, e a Coroação de Maria, no alto da Capela-mor.
As fotos e as informações foram gentilmente cedidas pela Profa. Talita Fontes.

Estância - Sergipe

Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe

A Catedral é também Sé Episcopal da Diocese de Estância-SE, sendo esta a última igreja decorada por José Lima. O trabalho foi concluído em 1968.
Em reforma finalizada em 1986, houve uma tentativa sem sucesso de recuperar as imagens que ficavam ao fundo da capela-mor. Na reforma de 2021, foi pintado um novo conjunto de imagens que representam a aparição da Virgem de Guadalupe, em substituição ao trabalho original, sem identificação ou assinatura do artista no trabalho atual.
Optamos por apresentar alguns detalhes do trabalho de José Lima em fotos tiradas pelo próprio autor. As demais foram gentilmente cedidas pelo Fotógrafo Roberto Barroso Guimarães.