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A Exposição

Realizada no Palácio Museu Olímpio Campos - PMOC, em Aracaju - Sergipe, no período de 10 de agosto a 9 de setembro de 2023, a Exposição "Acervo Afetivo de Jose Lima" apresentou uma pequena mostra representativa da sua arte, encerrando as comemorações pelo centenário do seu nascimento.
Texto Curatorial

Vida e Obras em Galeria

José Lima dos Santos, nasceu em 23 de agosto de 1922 no atual Distrito de Altamira, município do Conde, na Bahia. O Artista, que afirmava que era “baiano de berço, carioca de profissão e sergipano por amor”, foi nomeado “il summo pittore sacro” do Brasil pelo jornalista Carlos Oliva. A reconhecida temática das obras de José Lima é inconfundível, tanto quanto a sua assinatura que, para além das telas pintadas a óleo, também pode ser encontrada nos tetos e paredes de Igrejas pelo País.

O “Pintor das Igrejas” aprimorou a pintura decorativa com o Mestre Aldo Mezedini e, durante toda a vida, assinou a decoração de seis templos em diversos Estados e, inclusive, Sergipe. Elevam-se como marcos de grandiosidade a Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos na Paraíba, e a Igreja de São Januário e Santo Agostinho no Rio de Janeiro. Os registros fotográficos expostos são uma pequena amostra da magnificente arte de José Lima que, constante e atemporal, justificam o título do artista.

Para a pintura de quadros, estudou belas artes como discípulo do Mestre Presciliano Silva, tendo aperfeiçoado em suas telas as luzes, sombras, perspectivas, contextos e figuras típicas dos ambientes religiosos. Verdadeiros registros históricos, em suas telas destaca-se a espontaneidade artística aliada a uma impecabilidade técnica ao retratar os interiores sacros brasileiros de diversas cidades da Bahia, de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e de Sergipe, que chamava de “meu lar”.

Parte de Coleções Afetivas, a mostra apresenta relevantes e diversas obras com a assinatura J.Lima, entretanto, focando essencialmente a atenção na composição sacra e nos elementos fundamentais da sua maior produção: a perspectiva, a luz e a sombra dos interiores e particulares das Igrejas. Neste apelo ao sagrado, a sua arte e o seu legado ganham vida pelo cenário que submerge o espectador numa experiência introspectiva, de particular aprofundamento contemplativo.

José Pedro de Brito Filho – Curador
Projeto Expográfico

Palácio Museu Olímpio Campos

Organizada de forma temática, a exposição no Salão Multieventos do PMOC apresentou “interiores, sacristias e particulares de Igrejas”, juntamente com “os retratos de Sergipe, as figuras humanas, naturezas mortas, as paisagens e o cotidiano”, além das Igrejas que receberam a assinatura J.Lima em sua pintura decorativa.

Divulgação

Convite e Imprensa

Foi elaborado um convite criterioso que buscou direcionar o olhar do visitante para a exposição trazendo a imagem de um quadro com inegável valor para o Estado de Sergipe, retratando uma das capelas de São Cristóvão. Para a divulgação, a Equipe José Lima foi convidada a apresentar o evento em rede de televisão local e nacional.

10 de agosto de 2023

Obliteração do Selo e Abertura

O selo personalizado “José Lima – O Pintor das Igrejas” foi um dos marcos do encerramento das comemorações pelo seu centenário – objetivo da exposição – sendo ainda um convite a conhecer alguns dos seus trabalhos. Na abertura, foi possível celebrar o legado do Artista que dispensa apresentações, cujas obras falam por si.

Arte em Quadro

Interiores, sacristias e particulares

Os efeitos de luz e sombra nas pinturas de José Lima são surpreendentes. Encantamento comum em todos os seus quadros, em especial nos interiores de igrejas, temos a impressão de que a luz brota nos cenários, submergindo o espectador numa experiência introspectiva.

Arte em Quadros

Retratos de Sergipe

Em 20 de dezembro de 1970, o jornal “Correio do Povo“, de Porto Alegre – RS, informava sobre o retorno de José Lima ao Sudeste, depois de uma permanência de quase dois anos no Nordeste. “Esteve em Sergipe grande parte desse tempo e ali, na histórica e tombada cidade de São Cristóvão, antiga capital sergipana, colheu grande parte do material que, concluído, será exposto nas grandes galerias de arte do Rio de Janeiro e São Paulo.”

Arte em Quadros

Paisagens e Cotidiano

José Lima representou com maestria diversos espaços históricos e retratou o que era habitual nos conventos e igrejas, da simplicidade ao requinte de alguns ambientes sacros, evidenciando o que estava presente na vivência da prática religiosa.

Arte em Quadros

Figuras e Natureza

Alcançando o intenção do gênero retrato, que é descrever o sujeito humano, José Lima o fez muito bem ao pintar algumas pessoas queridas. Sobre a estética da natureza morta, as suas composições reportam-se ao domínio da harmonia na arte da pintura.

Pintura Decorativa

As Igrejas de José Lima

Uma pequena amostra da grandiosidade da arte de José Lima que, constante e atemporal, justifica o título do artista como “O Pintor das Igrejas”. Neste encontro com o Artista, ficou o convite para a visita pessoal a cada uma delas.

Inspirando Talentos

Novos Artistas

Tendo José Lima como referencial para suas telas, novos artistas tiveram nesta exposição um espaço especial onde puderam compartilhar as suas inspirações. Essas obras firmaram a essência da contemporaneidade imbuída nos traços clássicos de J. Lima.

Registros

Visitas e Comentários

A exposição recebeu visitantes de todo o Brasil. Para muitos, um momento singular e único, repleto de significado e inspiração. Para outros, um espaço novo, um contato com interiores nunca antes visitados e que se abriram para a luz e sombra de José Lima. Muitos foram os comentários deixados, desde escritos com traços infantis das crianças que visitaram a exposição, poemas frutos da inspiração trazida pelas obras, até registros particulares de amigos, familiares e admiradores.

Suporte

Materiais de Apoio

Para uma completa imersão na arte de José Lima, a exposição contou com materiais que auxiliaram o público na apreciação das obras. Um banner devidamente posicionado na entrada da exposição convidava o público a um encontro com a história do artista. O contato direto com o site foi feito através da tela sensível ao toque, o registro da presença e comentários sobre a exposição puderam ser deixados no livro próprio, sendo este um referencial histórico do evento.