Nossa Senhora das Vitórias, a primeira Igreja

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias é uma catedral e sé arquiepiscopal da Arquidiocese de Vitória da Conquista. É sede da paróquia homônima, a qual está sediada no município de Vitória da Conquista, na Bahia.

Construída entre os anos de 1930 e 1943, após a demolição da primeira capela edificada em 1808, nos primeiros anos, o templo foi nomeado Igreja Matriz de Vitória da Conquista, e somente em 1958 tornou-se uma catedral – paróquia onde reside o Bispo. A igreja recebeu o título de Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Vitória da Conquista em 2002, quando passou a integrar as dioceses de Livramento de Nossa Senhora, Bom Jesus da Lapa, Caetité e Jequié.

No interior, a nave da Catedral chama atenção pela obra de José Lima. Ao olhar para cima, os fiéis se deparam com uma pintura que representa a “Assunção de Maria aos Céus” e outra de “Anjos Adorando a Jesus Eucarístico

No seu Livro do Tombo foi registrado pelo Capuchinho Vigário, Frei Egídio de Elcito, as passagens em que cita o trabalho de José Lima, aqui transcrito com a escrita da época:

Aspas esquerda

As obras da Matriz
A Matriz por fora está terminada, foi feita a escadaria na frente, mas ainda falta alguma cousa.
O forro está bem adiantado, esperando-se o Pintor já contratado. Na minha administração já foi gasto (…). O povo que no começo se mostrava um tanto (…), está correspondendo aos esforços que empreguei nestes (…) anos.
Conquista 17 de setembro de 1943

Pintura da Nova Matriz
Hoje chegou de Bahia o Pintor José Lima contratado para a pintura do forro e parede da Matriz.
Conquista 28 de outubro de 1943

Pintura da Matriz
Hoje se acabou de tirar os andaimes da Matriz, sendo (…) terminada a pintura da Igreja, com grande satisfação do povo.
Conquista 1 maio de 1944.

Importa destacar que José Lima iniciou e concluiu os trabalhos, desta que foi a sua primeira igreja, quando tinha somente 21 anos.

Por José Pedro de Brito Filho

As informações e fotografias do Livro do Tombo foram obtidas pela Equipe José Lima e, as demais pesquisas, realizadas no site da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Galeria da Catedral de Nossa Senhora das Vitórias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *