Registro do Acervo Afetivo

Acervo Afetivo possui registro legal de obra intelectual

Concebida para Registro realizado por Certificação Digital válida em mais de 170 países no mundo, em sua primeira versão, a coletânea dos conteúdos do Acervo Afetivo Virtual de José Lima atende, em sua finalidade última, a um projeto que existe há alguns anos: a organização do nosso livro “José Lima – O Pintor das Igrejas” (também registrado).

O Acervo Afetivo Virtual tem a função social de compartilhar, ao amplo público, a vida e a obra do Artista Plástico, sob a forma de exposições narrativas e visuais, de modo a tornar acessível e popularizar esse conhecimento. Tendo como principal objetivo ser registro fidedigno de José Lima, como fonte legítima e confiável de pesquisa, o “website” é referência biográfica, acervo colaborativo e repositório virtual da sua arte e do seu legado.

Seguindo um “briefing” que maturou durante alguns anos, os conteúdos do “website” foram organizados em páginas fixas e postagens de blog. Adiante, substituindo a linguagem da internet por aquela própria da literatura, serão acrescidas todas as informações obtidas nas pesquisas que ora dão origem aos artigos publicados (“posts”). Em se tratando de José Lima, assunto é o que não falta, mas, como afirmou Carlos Lima: “a respeito do artista, qualquer desapaixonada análise crítica, ao sopesar o revestimento técnico e a sensibilidade artística de suas criações deverá considerá-lo como um dos mais lídimos intérpretes da Arte Sacra no País”, portanto, não dá para fazer qualquer coisa, de qualquer jeito.

Sobre “o tempo de cada coisa”, o momento oportuno, certo ou supremo (“Kairós”) sempre esteve presente em nossos trabalhos e resultados. Entretanto, aqui recorremos à “cronologia” para apresentar as fases e eventos do “website”:

  • 02/06/21 – início das análises e especificações do projeto;
  • 16/03/22 – registro do domínio e início do desenvolvimento;
  • 08/04/22 – Wikipédia – criação de página, publicação de informações básicas e ligação (“links”) para conteúdos correlacionados;
  • 21 e 22/04/22 – prévia do website para membros das famílias Lima de Souza e Santos Guimarães, com as páginas prontas;
  • 02/06/22 – reunião virtual para apresentação do website aos demais familiares, para conhecimento e sugestões. Completamente operacional, também foram incluídos alguns “posts”;
  • 29/09/22 – lançamento do Acervo Afetivo Virtual de José Lima no evento “Quinta Juriscultural”, promovido pelo Memorial do Judiciário de Sergipe. Como marco, foram alteradas para este dia as datas dos artigos publicados.

Desnecessário afirmar que este é um trabalho inconcluso. Assim, enquanto promovemos a restauração da marca J.Lima, apresentamos uma pequena parte de um projeto que tem o propósito de manter viva a memória de José Lima pelo conhecimento da sua história e aclamação da sua arte que, agora com “eDNA“, também possuem Certificado e Selo de Registro de Obra Intelectual.

Por José Pedro de Brito Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *