O antigo povoado de Altamira é o berço do artista e de sua família, sendo alguns dos primeiros habitantes que se reuniram em torno da capela de Nossa Senhora da Conceição. Pertencente ao município do Conde, Estado da Bahia, o povoado foi elevado a condição de Distrito pela Lei nº 832, em 28 de junho de 2011.
A atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição é uma comunidade da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim (Conde – BA) pertencente à Diocese de Alagoinhas – BA. Por volta de 1850, coube ao avô de José Lima, João Antônio Cristino dos Santos, a construção da capela e, posteriormente, o entalhe do altar-mor juntamente com o Mestre Agostinho. A decoração do teto da capela-mor foi executada por José Lima em 1946.
Em trabalho elaborado pelo Prof. Dr. Francisco José Alves, intitulado “Altamira: algumas datas marcantes“, são pontuadas as informações de eventos relevantes para a história do Distrito, sendo aqui destacadas:
1850 (cerca): O Mestre João Antônio Cristino dos Santos¹, natural de Estância, Sergipe, a mando do Cel. José Maria dos Santos, levanta a primeira capela do povoado, devotada a N. Sra. da Conceição.
1917: Frei José de Monsano, missionário capuchinho, restaura a capela de N. Sra. da Conceição.
1940: Construção da torre da capela de N. Sra. da Conceição
1941, 12 de janeiro: Frei Caetano Maria de Altamira² celebra “missa nova” na Igreja de N. Sra. da Conceição.
1946 ³: O pintor altamirense José Lima dos Santos pinta o teto da capela-mor da igreja de N. Sra. da Conceição.
Por José Pedro de Brito Filho
ALVES, Francisco José (dezembro de 2015). “Altamira: algumas datas marcantes“.
1 – Avô de José Lima.
2 – Antônio Lima dos Santos, irmão de José Lima.
3 – Neste ano também foram produzidas em Altamira as Pinturas “Tia Cota” e “O Nordestino”.