Convento São Francisco

São Cristóvão sob o olhar de José Lima

Por quase dois anos, compreendidos entre o início de 1969 e final de 1970, José Lima fez estudos em várias cidades de Sergipe. Com particular atenção a São Cristóvão, que afirmava ser um verdadeiro “paraíso para um pintor”, várias de suas obras estiveram expostas em grandes galerias do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo que algumas delas hoje se encontram em Sergipe, a exemplo da tela com a lateral do Museu de Arte Sacra (acesso público) e outra retratando o Convento de São Francisco (acervo particular). Além da arte do “Pintor das Igrejas”, importa conhecer a riqueza histórica da “Cidade Mãe de Sergipe

“O conjunto arquitetônico conhecido como Convento São Francisco compreende a igreja, o convento e a ordem terceira, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra. A construção do convento foi decidida em 1657, época da chegada dos Frades Franciscanos em São Cristóvão. O Superior da Ordem era frei Luiz do Rosário, um frade franciscano português. Em 1659, foi construída a Igreja e o recolhimento dos Franciscanos. Já em 1693, foi lançada a primeira pedra do Convento, porém, o Conjunto só foi concluído na segunda metade do século XVIII, devido à pobreza da Ordem Franciscana e da sociedade da época.”

“À esquerda do convento, está a antiga Capela da Ordem Terceira de São Francisco, que hoje é sede do Museu de Arte Sacra. Ele é um dos mais importantes do Brasil, nesse tipo de acervo, e abriga obras que vão do século XVII ao XX. Nos dois pisos do prédio, os visitantes podem contemplar altares em madeira e ouro, imagens articuladas, móveis, artefatos antigos e a Capela do Convento.”

Recortes de texto obtidos no artigo “Igrejas da Cidade Mãe: conheça as riquezas do Convento São Francisco” do site da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.

Ao visitar São Cristóvão – Sergipe, faça uma foto especial na rua Mamede Dantas, que fica na lateral do Museu de Arte Sacra. Estando em Aracaju, conheça esta mesma perspectiva, sob o olhar de José Lima na década de 1970, no quadro que está exposto no Museu Palácio Olímpio Campos.

Conhecer os lugares retratados por José Lima é uma das formas de ter encontros extraordinários com o Artista.

Por José Pedro de Brito Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *