A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, belíssima riqueza da cidade de Estância, em Sergipe, é um monumento religioso, histórico, artístico e arquitetônico. Frequentada por devotos em celebrações, jovens, senhoras e senhores que ali se reúnem para orar o terço, cantar os salmos e participar da Santa Missa.
Muitas vezes, trabalhadores nos seus intervalos fazem na Catedral um momento de contemplação com silenciosas orações e súplicas. Turistas que chegam à cidade também visitam a bela Catedral para apreciar as lindas pinturas, que se situam por toda parte na Capela-mor. Estância teve o privilégio da arte de José Lima, que deixou a sua marca e assinatura registradas nas magnificas obras que harmonizam, cheias de cores e de beleza, a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Magnífico, o recinto religioso, com suas pinturas, nos remete a viajar no tempo para aprender o quanto a arte é importante para formação da fé e da crença que nos movimenta. Cada pintura, cada detalhe especial que transmite o entendimento da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe e da Coroação da Virgem Maria, com tanta nitidez como se tivessem sido realizadas no momento presente, conduz o nosso espírito a buscar a grandeza do Ser Supremo.
Estanciana que sou, filha dessa Cidade maravilhosa e fazendo parte do Coral do Grupo de Jovens do Colégio Sagrado Coração de Jesus, sempre admirei a belíssima Catedral. Comumente, deliciava-me ao apreciar os painéis feitos por José Lima e, encantada, percebia a dedicação do artista na beleza da sua obra, pela qual ele nada recebeu em pagamento.
Valorizar a pintura sacra nos dias atuais é importante não só para a cidade, onde a Catedral foi edificada, como para todos os fiéis e amantes da arte. Que possam não só admirar, mas, entender o objetivo inequívoco de cada pintura que está situada em um dos principais monumentos de Estância.
Um legado para as gerações atuais e futuras da localidade será registrar, além de guardar na memória, o belíssimo trabalho dedicado aos pincéis, nas tintas escolhidas e cores que retratam a fé em lindas obras da Arte Sacra.
Karen Vanusa Oliveira Meneses
Historiadora e Escritora