Em matéria publicada em 2 de julho de 2019, com esse título, o site Avoador expressa a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias sob uma ótica diferenciada, com fatos especiais sobre o templo que abriga parte da história conquistense.
No conteúdo, apresenta que “a catedral dedicada à Nossa Senhora da Vitórias, Nossa Senhora das Vitórias (uma das muitas denominações endereçadas a Maria, a mãe de Jesus) foi construída entre os anos de 1930 e 1943, após a demolição da primeira capela, que foi construída em 1808. A pedra fundamental do novo templo, primeiro bloco colocado acima da fundação da igreja, foi laçada pelo Padre Exupério Gomes. Só que foi o Frei Egídio quem esteve à frente do projeto e trouxe de Salvador o construtor João Miguel Lourenço para dar início à obra.”
Curiosamente, informa que “o forro da catedral chama a atenção de quem adentra o espaço e é obra do pintor José Lima. Ao olhar para cima, os fiéis se deparam com um quadro que representa a “Assunção de Maria aos Céus”. A santa, segundo lendas locais, tem o rosto da mulher amada pelo artista.”
Talvez essa história tenha ocorrido pelo fato de que o primeiro casamento de José Lima tenha sido com uma jovem senhora conquistense.
Para conhecer todo o conteúdo, acesse o site Avoador, onde obtivemos a parte principal do texto e da imagem destacada.