Na quinta-feira (10/8), os Correios lançaram um selo personalizado em homenagem ao artista plástico José Lima, no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju. A ação fez parte da programação de abertura da exposição “José Lima – Acervo Afetivo”, um trabalho que reúne parte das obras do pintor baiano, que mantinha um vínculo especial com Sergipe. A exposição segue no local até o dia 2 de setembro, com a curadoria de Pedro de Brito, empregado dos Correios e sobrinho do artista homenageado.
O ato de obliteração do selo foi conduzido pelo superintendente da estatal em Sergipe, Washington Bonfim, e a cerimônia foi acompanhada por convidados, artistas e familiares de José Lima. Participaram do ato, entre outras personalidades, o diretor administrativo do Palácio Museu, Elicelmo Zuzarte, a coordenadora de Pesquisa e Educação da mesma entidade, Izaura Ramos, além das organizadoras da exposição, Julia Brito e Sabrina Ferreira.
Sobre o Selo
O selo que foi lançado no ato tem valor facial correspondente ao primeiro porte de uma Carta Comercial. A partir deste lançamento, os selos poderão ser utilizados para selar correspondências de até 20 gramas, endereçadas a pessoas físicas e jurídicas, podendo também compor o porte de correspondências internacionais. Foram impressos em Brasília, com papel da Casa da Moeda do Brasil, e circularão em todo o território nacional por tempo indeterminado, passando a compor o acervo dos selos brasileiros.
A arte da peça filatélica destaca, em primeiro plano, o rosto em perfil do artista plástico José Lima, “O Pintor das Igrejas”, que ficou conhecido, sobretudo, por suas composições que adornam, até hoje, tetos e paredes de diversas igrejas localizadas em todo o país. Em segundo plano, aparece uma das suas obras, que reproduz a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, localizada em São Cristóvão – SE, pintada em óleo sobre tela no ano de 1982 – um dos trabalhos expostos.
José Lima era um assíduo usuário dos serviços dos Correios, principal meio pelo qual mantinha sua comunicação com amigos, familiares, admiradores e clientes. Também apreciava a filatelia e a numismática, tendo, inclusive, presenteado sobrinhos-netos com suas coleções de selos e cédulas. O selo personalizado é um dos marcos do encerramento das comemorações pelo centenário de José Lima. É, ainda, um convite a conhecer a obra desse artista, e ao mesmo tempo celebra seu legado, motivo da exposição que foi aberta na ocasião.
Selo personalizado – Confeccionado a pedido de instituições ou pessoas físicas, o selo personalizado é uma modalidade de emissão postal que eterniza datas especiais e é impresso em Brasília, com papel da Casa da Moeda. Para os Correios, essa é uma forma de marcar momentos importantes da trajetória de personalidades, empresas, órgãos públicos e outras entidades.
Da Assessoria de Comunicação dos Correios